quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Oposição encerra com bom público

Oposição encerra campanha com bom público (foto: Ana Lúcia)
A coligação A mudança se faz com todas as forças fez nesta quinta-feira (29) o seu mais animado comício. Cerca de 4 mil pessoas tomaram as ruas da cidade com suas bandeiras vermelhas e uma razoável dose de animação. Depois de desfilarem pelas principais ruas da cidade, candidatos, militantes e eleitores dos partidos PCdoB, PP, PT, PMB, PRB, PPS, PTB e PEN seguiram para a avenida Sete de Setembro onde estava armado o palanque.
Mas a animação não durou muito. Aos poucos, com a sucessão de oradores, o povo foi abandonando o local e seguindo para suas casas. Por volta das dez horas, o público já era a metade. Quando o candidato José Mendonça fez uso da palavra, beirava meia noite. Ele usou a palavra por cerca de meia hora e, em linhas gerais, disse que faria na prefeitura o que Heliópolis precisava. Claro, não faltaram críticas à administração o prefeito Ildinho. Neste momento o público era bem diminuto, aproximadamente mil pessoas.
Mais uma vez a deputada Fátima Nunes marcou presença, mas seu discurso não acrescentou nada ao evento. Em linhas gerais, nada de novo, exceto o registro histórico do professor José Mário ao lembrar que era o primeiro comício da cidade a ter banheiros químicos. Também, dando uma resposta à chapa governista, justificou que o comício não foi realizado no calçadão da Régis Pacheco para beneficiar os comerciantes da avenida Sete de Setembro. Outra coisa que chamou atenção foi o número demasiado de adolescentes. 
Em suma, o comício foi muito bom no início, mas deve ser esquecido o seu fim. Se se mede uma eleição pelo nível de público, comparando com o dia anterior da coligação Pra Heliópolis continuar a sorrir, possa ser que Mendonça e Adilson não logrem êxito. Mas, verdade seja dita, no início do evento, e só no início, principalmente quando os comunistas tomaram as ruas da cidade, foi um espetáculo que enobreceu a democracia. A oposição vai precisar de outros fatores para vencer a eleição, mas não se esquecerá tão cedo da passeata que fizeram no enceramento da campanha de 2016.