Oposição encerra campanha com bom público (foto: Ana Lúcia) |
A coligação A mudança se faz com todas as forças fez nesta quinta-feira (29) o
seu mais animado comício. Cerca de 4 mil pessoas tomaram as ruas da cidade com
suas bandeiras vermelhas e uma razoável dose de animação. Depois de desfilarem
pelas principais ruas da cidade, candidatos, militantes e eleitores dos
partidos PCdoB, PP, PT, PMB, PRB, PPS, PTB e PEN seguiram para a avenida Sete
de Setembro onde estava armado o palanque.
Mas a animação não durou muito.
Aos poucos, com a sucessão de oradores, o povo foi abandonando o local e seguindo
para suas casas. Por volta das dez horas, o público já era a metade. Quando o
candidato José Mendonça fez uso da palavra, beirava meia noite. Ele usou a
palavra por cerca de meia hora e, em linhas gerais, disse que faria na
prefeitura o que Heliópolis precisava. Claro, não faltaram críticas à administração
o prefeito Ildinho. Neste momento o público era bem diminuto, aproximadamente
mil pessoas.
Mais uma vez a deputada Fátima
Nunes marcou presença, mas seu discurso não acrescentou nada ao evento. Em
linhas gerais, nada de novo, exceto o registro histórico do professor José
Mário ao lembrar que era o primeiro comício da cidade a ter banheiros químicos.
Também, dando uma resposta à chapa governista, justificou que o comício não foi
realizado no calçadão da Régis Pacheco para beneficiar os comerciantes da
avenida Sete de Setembro. Outra coisa que chamou atenção foi o número demasiado
de adolescentes.
Em suma, o comício foi muito bom no início, mas
deve ser esquecido o seu fim. Se se mede uma eleição pelo nível de público,
comparando com o dia anterior da coligação Pra
Heliópolis continuar a sorrir, possa ser que Mendonça e Adilson não logrem
êxito. Mas, verdade seja dita, no início do evento, e só no início,
principalmente quando os comunistas tomaram as ruas da cidade, foi um
espetáculo que enobreceu a democracia. A oposição vai precisar de outros
fatores para vencer a eleição, mas não se esquecerá tão cedo da passeata que
fizeram no enceramento da campanha de 2016.